O ex-deputado federal Beto Albuquerque (PSB) viajou nesta segunda-feira (7) a Brasília para participar da comemoração pelos 500 procedimentos realizados na Unidade de Transplante de Medula Óssea Pietro Albuquerque do Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF). O nome escolhido para a ala foi uma homenagem ao filho de Beto, que faleceu em fevereiro de 2009, vítima de leucemia mieloide aguda, após 13 meses de luta contra a doença.
Na cerimônia, em que foram soltos 500 balões representando os transplantados, Beto reforçou o apelo para pessoas entre 18 e 35 anos irem ao Hemocentro do Estado se cadastrar como doadores de medula, em um procedimento simples e sem dor.
— Dos casos de leucemia registrados, 40% dos pacientes podem ser curados por quimioterapia, mas 60% dependem de um doador compatível para seguirem vivos — explicou.
Após a perda do filho, Beto criou o Instituto Pietro e iniciou um movimento nacional de conscientização a partir da criação da lei que estabeleceu a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea, realizada sempre de 14 a 21 de dezembro. O trabalho ajudou no salto de 850 para 5 milhões de brasileiros aptos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.
Como doar
Para ser doador de medula, basta procurar o hemocentro mais próximo, ter entre 18 e 35 anos e estar em bom estado de saúde. É necessário levar documento de identidade oficial com foto e preencher um formulário. No ato do cadastro, são coletados cinco mililitros de sangue para análise do código genético de compatibilidade, chamado de HLA (histocompatibilidade).
O resultado do exame fica armazenado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Não há restrições relativas aos hábitos de vida, trabalho ou alimentação. Se a compatibilidade for confirmada, a pessoa será consultada para decidir sobre a doação.
Mirante
- O presidente do IPE Saúde, Júlio Ruivo (PP), antecipou a saída do cargo para concorrer a deputado estadual. Ele será substituído pelo subsecretário do Tesouro, Bruno Jatene.
- Ex-deputada e duas vezes secretária estadual da Educação, a professora Iara Wortmann será homenageada nesta terça, às 11h, pela Assembleia, com a Medalha da 55ª Legislatura. A proposição é deputado Issur Koch (PP).