O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O projeto de resolução que determina a cassação do mandato do deputado Ruy Irigaray (União Brasil) será votado no plenário da Assembleia Legislativa na próxima terça-feira (22). O projeto foi pautado para a sessão da semana que vem durante a reunião dos líderes de bancada, que ocorreu na manhã desta terça-feira (15). Hoje, devem ser votados quatro projetos na sessão plenária.
A cassação de Irigaray é o segundo item da pauta de votações prevista para a próxima sessão. A votação é aberta, e são necessários ao menos 28 votos para a perda do mandato. Antes, os deputados votarão um projeto enviado pelo Palácio Piratini que autoriza a prorrogação de contratos emergenciais de servidores.
Ruy Irigaray é acusado de quebrar o decoro parlamentar por utilizar funcionários comissionados para fins pessoais, como a reforma na casa da sogra. Ele sempre negou as irregularidades.
O processo disciplinar contra ele começou a tramitar há cerca de um ano no Legislativo.
O deputado já ingressou com três ações judiciais para tentar anular o processo de cassação, mas o Judiciário negou os pedidos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.