Uma carta assinada pelos principais líderes do PSDB, entre eles seis ex-presidentes do diretório nacional, pedindo a Eduardo Leite que não saia do partido, balançou as certezas de que na próxima semana ele anunciaria a candidatura ao Planalto pelo PSD. O documento é assinado pelo presidente do PSDB, Bruno Araújo, por cinco senadores, entre os quais Tasso Jereissati (CE), 15 deputados federais, ex-presidentes e candidatos a governador.
No fim da lista, o apoio mais surpreendente, pelo secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi. Surpreendente porque Vinholi integra o primeiro escalão do governo João Doria, que venceu a prévia do PSDB em novembro mas não decolou nas pesquisas.
Nesta sexta-feira (18), um homem forte do governo Leite disse a uma pessoa próxima que o governador deve anunciar a decisão na segunda-feira, e sinalizou que há boas chances de que ele permaneça no PSDB. Um deputado federal de outro Estado que conversou por telefone com o governador no início da tarde ficou com a mesma impressão.
À coluna, Leite disse que mantém a previsão de anunciar seu futuro na próxima semana, mas não adiantou qual será a decisão. Amigos que convivem com o governador notaram que, conforme evoluem as conversas que ele está tendo desde que retornou dos Estados Unidos, o desejo de continuar no PSDB vai ficando mais claro. Leite sempre disse que era doloroso deixar o ninho tucano, já que o PSDB é seu único partido em vinte anos.
Tão logo recebeu a carta, Leite publicou uma sequência de quatro posts no Twitter. A mensagem completa diz:
“Eu quero mudar o Brasil. E estou conversando com muitos que têm esse mesmo sentimento e vontade. Naturalmente, o PSDB é a conversa primeira e fundamental, já que é meu partido há mais de 20 anos. Fico sensibilizado pela carta assinada por robusto conjunto de lideranças tucanas - todos os ex-presidentes, deputados, senadores e candidatos a importantes governos estaduais.
A manifestação demonstra que o partido está alinhado com minhas preocupações com o país neste momento crucial de nossa história. E me permite continuar esse diálogo interno para ver como o PSDB pretende ser protagonista no processo nacional, junto com outras forças políticas do centro democrático."
Um amigo do governador conta que ele ficou balançado com o apelo dos tucanos e que a possibilidade de migrar para o PSD ficou mais distante. A expectativa dos tucanos alinhados com Leite é de que Doria desistirá da candidatura, e que ele estará liberado do governo do Estado para substituí-lo.
Doria não assinou a carta, nem deu sinais de que pretenda recuar, mas está isolado no PSDB e, desde a prévia, encolheu como candidato.
Confira a íntegra da carta e veja quem assina:
“Nos orgulhamos da sua trajetória: vereador, prefeito, governador do Rio Grande do Sul, sempre pelo PSDB, sempre tucano. Em todas essas etapas, de uma escalada absolutamente exitosa, encontramos sua marca registrada, composta pelas necessárias virtudes para o exercício da política: honradez, compromisso, determinação, preparo e competência.
O futuro do Brasil está em jogo!
Outubro se avizinha. O momento é de união em torno de um projeto que recoloque a Nação no caminho certo. A maioria dos brasileiros, cansada de tanto extremismo, está à espera do retorno à normalidade, e, nessa direção, de alguém que possa liderar uma campanha, ao mesmo tempo, empolgante, propositiva e viável.
Não admitimos a possibilidade de o perdermos nesse momento crucial para a história do Brasil.
O movimento cresce, reuniremos as forças necessárias, a missão será dada, e, certamente, como de costume, vitoriosamente cumprida.
Estaremos juntos!
Bruno Araújo - presidente nacional do PSDB
Senador Tasso Jereissati – ex-presidente do PSDB
Deputado Aécio Neves – ex-presidente do PSDB
Pimenta da Veiga – ex-presidente do PSDB
Teotônio Vilela – ex-presidente do PSDB
José Aníbal – ex-presidente do PSDB
Senador José Serra – ex-presidente do PSDB
Governador Reinaldo Azambuja
Deputado Adolfo Viana – Líder PSDB na Câmara Federal
Deputado Pedro Cunha Lima – candidato a Governador da Paraíba
Raquel Lyra – candidata a Governadora de Pernambuco
Senador Plínio Valério – candidato a Governador do Amazonas
Senador Rodrigo Cunha – candidato a Governador de Alagoas
Senadora Mara Gabrilli
Deputado Carlos Sampaio
Deputado Daniel Trezciak
Deputado Eduardo Barbosa
Deputado Eduardo Cury
Deputado Lucas Redecker
Deputado Luis Carlos
Deputada Mariana Carvalho
Deputado Nilson Pinto
Deputado Paulo Abi Ackel
Deputado Rodrigo de Castro
Deputado Pedro Villela
Deputada Sheridan Oliveira
Armando Monteiro
Marco Vinholi – Presidente Diretório Estadual do PSDB-SP