A ex-senadora Ana Amélia Lemos formalizou na quinta-feira (10) sua desfiliação do Progressistas (PP), partido que escolhera quando resolveu trocar o jornalismo pela política e concorrer ao Senado na eleição de 2010. A saída do PP foi comunicada à juíza eleitoral de Canela, domicílio eleitoral da ex-senadora. Ela irá para o PSD e concorrerá ao Senado com o número 555.
A ex-senadora gostaria de continuar no PP, mas a permanência no partido ficou inviabilizada pela conjuntura política. Como desejava ser novamente candidata ao Senado, Ana Amélia não teria chance no PP, já que a vaga está sendo oferecida a um partido aliado.
Desde 2018, quando desistiu de concorrer à reeleição para ser vice de Geraldo Alckmin, Ana Amélia caiu em desgraça com Luis Carlos Heinze, que pretendia ser candidato a governador, mas acabou disputando o Senado e foi eleito.
Ana Amélia havia sido convidada por vários partidos. Ela assinará ficha no PSD na quarta-feira (16), às 9h30min, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre.