Na semana passada, fiz uma incursão pelo interior do Rio Grande do Sul. O foco era ouvir produtores de diferentes portes sobre os prejuízos da estiagem em duas edições especiais do Gaúcha Atualidade. Eu, de Santo Ângelo e Passo Fundo, a Andressa Xavier e a Gisele Loeblein, de Tupanciretã e Júlio de Castilhos. Cumprimos nossa missão, observando desde a saída de Porto Alegre as áreas mais afetadas e ouvindo os atingidos. Mas ganhamos um bônus que não tem preço, o da convivência com a cultura de cada região.
Cultura, história, gastronomia e gentileza formam um PIB de valor intangível que precisa ser melhor divulgado e compartilhado. Começo por Santo Ângelo, essa cidade missioneira que é um dos símbolos das reduções jesuíticas. Gostaria de ter ficado mais tempo, para conhecer melhor a cidade, encontrar mais gente, degustar outros pratos, circular pelo interior do município.
O tempo, no entanto, era escasso, porque logo após o programa tínhamos de pegar a estrada rumo a Passo Fundo. Chegamos ao fim da tarde e cada minuto passado na cidade foi de incontáveis demonstrações de gentileza e civilidade. Do Sindicato Rural para o Vilas Hotel, passamos pela catedral iluminada pelas luzes do entardecer. À noite, a professora Claudete Boff, minha conterrânea de Espumoso, me levou para jantar e conhecer um pouco da cidade. Saí de Santo Ângelo com a certeza de que quero voltar, rever São Miguel e conhecer as outras reduções, adentrando o território argentino, como me recomendaram Claudete e seu marido, Vitor Hugo Boff.
Em Passo Fundo, cidade que frequento esporadicamente desde criança, conheci as ideias do prefeito Pedro Almeida para a educação e um lugar do qual até então só ouvira falar: o Parque da Gare, com sua Estação Gastronômica que é o ponto de encontro nestas noites de verão. A cidade respira cultura e sofisticação. Nem vou falar de tudo o que pode ser visto porque o espaço se esgotou, mas é uma cidade que precisa explorar mais seu potencial turístico para ser conhecida como muito mais do que um polo de medicina e de educação.