Está disponível desde o dia 5 de janeiro a ferramenta que permite a realização de prova de vida por biometria facial pelos pensionistas ligados ao governo do Estado. A tecnologia foi desenvolvida durante a pandemia e, até a semana passada, havia sido testada por 100 usuários. A realização do procedimento não é obrigatória, visto que a prova de vida está suspensa até o dia 31 de março.
A ferramenta pode ser acessada no APP Servidor RS (veja aqui como baixar). No momento, está disponível apenas para pensionistas, mas, no futuro, também atenderá aposentados e militares inativos do Estado. A plataforma foi desenvolvida de forma conjunta pelo Tesouro do Estado, Procergs, IPE Prev e Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão.
A tecnologia é dotada de inteligência de segurança de informações para garantir que a foto capturada pelo pensionista no momento da prova de vida seja cruzada com as fotos da Secretaria de Segurança Pública, do Sistema iRS e do Sistema de Habilitação do Detran, permitindo a confirmação da identidade.
Com essa confirmação, são também ratificados os dados no sistema de recursos humanos do Estado e é feita a montagem de um perfil biométrico.
De acordo com o IPE Prev, dos 100 pensionistas que já realizaram a biometria, 92 são mulheres. O maior grupo (31 pessoas) está na faixa etária entre 60 e 69 anos. De acordo dom o subsecretário-adjunto do Tesouro do Estado, Eduardo Lacher, a participação dos primeiros usuários foi importante para a identificação de problemas no sistema.
— Durante esse período, realizamos testes com pensionistas reais em fase de homologação, tanto de forma presencial quanto através de atendimento telefônico, além de auxiliar os pensionistas que nos procuraram — relata Lacher.
A prova de vida para pensionistas, aposentados e militares inativos do Estado está suspensa desde março de 2020 em razão da necessidade de isolamento social imposta pela pandemia de covid-19.
Como usar o APP Servidor RS:
- Baixar/acessar o APP Servidor RS
- Realizar login pelo Gov.BR
- Concordar com o termo de uso
- Atualizar os dados de contato
- Permitir acesso a fotos e vídeos pelo celular
- Realizar a validação facial
- Conferir o comprovante do recadastramento
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.