No comando do MDB desde a semana passada, quando Alceu Moreira se licenciou do cargo, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco, passou a segunda-feira (7) ao telefone, tentando resolver o impasse que envolve a escolha do candidato do partido a governador.
Depois de mais de 40 telefonemas para líderes partidários, dirigentes de movimentos de base, prefeitos e vereadores, e de longas conversas com Alceu e Gabriel Souza, Branco convocou para esta terça-feira (8) uma reunião extraordinária da executiva estadual, na qual vai propor a antecipação da eleição do diretório estadual para o dia 20 de fevereiro. Até a escolha do novo comando partidário, não será tomada nenhuma decisão sobre as eleições 2022.
— Vamos colocar o andamento do processo numa nova ordem. Primeiro precisamos escolher o novo comando partidário, que aí terá legitimidade para definir as regras do jogo, sempre com amplo diálogo com a nossa base — disse Branco.
À coluna, o prefeito garantiu que os ânimos no partido serenaram nas últimas horas, após muito diálogo:
— Nós acertamos os ponteiros. O Alceu e o Gabriel inclusive vão suspender suas campanhas internas. Falei com muita gente e vou continuar dialogando. O certo é o seguinte: o MDB vem forte para 2022 porque é um grande partido e tem grandes nomes.
O mais provável é que o diretório seja escolhido por consenso. O próprio Branco, por seu perfil, tem credenciais para ser aclamado presidente.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.