O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Organizando uma migração em massa de seus filiados para o PL, a cúpula do DEM do Rio Grande do Sul se reuniu nesta terça-feira (22) em um hotel de Porto Alegre para discutir os detalhes da operação. A ofensiva visa atrair o maior número possível de líderes políticos ao partido do presidente Jair Bolsonaro e faz parte do plano de sustentação da candidatura do ministro Onyx Lorenzoni ao governo do Estado.
Cerca de 400 políticos que trocarão o DEM pelo PL compareceram ao evento. A maior parte do grupo deverá assinar a ficha no dia 22 de março, em ato no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa. O presidente do PL estadual, deputado Giovani Cherini, e os vereadores de Porto Alegre Alexandre Bobadra (PSL) e Fernanda Barth (PRTB) também participaram da reunião.
Como os deputados, inclusive Onyx, podem migrar na janela partidária de março e os prefeitos e vices a qualquer momento, os líderes do DEM dedicarão atenção especial aos vereadores que desejam ingressar no PL. Em tese, os parlamentares eleitos em 2020 só poderiam mudar de partido em 2024, sob risco de perderem o mandato.
Para engrossar as fileiras do novo partido, uma peça jurídica padrão será distribuída aos vereadores do DEM, para que ingressem com pedido de desfiliação por justa causa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A alegação é de que, na fusão com o PSL para formar o União Brasil, houve mudança substancial no programa partidário, o que justificaria a liberação dos descontentes.
Além de Onyx e seu filho Rodrigo Lorenzoni, secretário do Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre e presidente estadual do DEM, entrarão no PL o vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes, o presidente do DEM municipal, Reginaldo Pujol, a vice-prefeita de Guaíba, Claudinha Jardim, e o deputado estadual Eric Lins.
Nesta terça, Lins aceitou chamado de Onyx e confirmou que disputará uma vaga na Câmara Federal.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.