A inauguração da Delegacia Regional de Capão de Canoa, nesta sexta-feira (11), pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, foi a realização de um sonho acalentado pela delegada Nadine Anflor desde o dia em que assumiu a Chefia de Polícia. Por ter feito plantão na Operação Verão ao ano anterior, Nadine sabia que as instalações acanhadas da Delegacia de Polícia de Capão eram incompatíveis com o tamanho da cidade, com a população residente e os veranistas.
Nadine também não via sentido em manter a delegacia regional em Osório, e foi preciso uma longa negociação política para que a transferência ocorresse sem traumas, mas o problema era o endereço. A ideia original de construir um prédio quase na divisa com Atlântida, acertada com a prefeitura, esbarrou em uma série de entraves e a delegada viu que corria o risco de terminar o governo sem conseguir oferecer instalações adequadas à Polícia Civil em Capão.
Quando soube pela delegada Sabrina Deffente que o prédio do Foro ficaria desocupado com a construção de uma nova sede, Nadine foi ao governador e reivindicou o edifício. O Poder Judiciário concordou. A prefeitura entrou com R$ 60 mil e a Câmara Municipal com R$ 100 mil para a reforma.
O resultado é a inauguração de uma sede compatível com as necessidades da região, com quatros pavimentos e uma área de 1.446,58 metros quadrados, onde ficarão concentradas todos os setores da delegacia. O prédio tem climatização, elevador e estacionamento para 13 carros (uma das vagas para pessoas com deficiência), além da carceragem.
A chefe da Polícia Civil disse que a escolha de uma nova sede para abrigar a delegacia faz jus às premissas do RS Seguro, programa transversal e estruturante que investe na segurança pública, com foco nos municípios que apresentavam os índices mais altos de criminalidade em 2019, quando foi lançado:
— Há menos de dois anos, Capão da Canoa tinha os índices criminais mais alarmantes do Estado e foi graças a investimentos planejados na segurança que avançamos na direção de uma cidade cujos dados passaram a indicar uma melhora expressiva.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.