Adepto da descentralização das reuniões do secretariado, o prefeito Sebastião Melo reuniu a equipe nesta sexta-feira (21) em um endereço incomum: o Beira-Rio, estádio do Inter, seu time do coração. Para não descontentar a ala gremista do governo, a próxima será na Arena do Grêmio.
Melo avisou aos secretários que “o estágio probatório acabou”. Passado um ano de governo, ele quer mais entregas e menos justificativas dos secretários para o que não conseguiram fazer.
— Todo mundo já teve tempo para se adaptar. Não é possível que questões simples, que podem ser resolvidas nas secretarias, acabem caindo nas costas do prefeito ou do vice — desabafou.
O alerta é a antessala de uma reforma do secretariado, que ainda não está formatada. Melo constatou, depois de um ano, que precisa de uma secretaria “para governar o governo”. O nome ideal para esta tarefa seria o do secretário de Planejamento, Cezar Schirmer, que está sobrecarregado, porque cuida do orçamento, dos financiamentos internacionais e do projeto de revitalização do Centro Histórico.
— Tem que ser alguém que conheça bem a máquina e tenha autoridade sobre os outros secretários para cobrar — define o prefeito.
Neste segundo ano de governo e com o aniversário de 250 anos da cidade se aproximando, Melo está preocupado com a situação do mobiliário urbano e com o que era uma preocupação sua desde a época de vereador: os serviços que interferem no cotidiano.
Pelo tom do prefeito, secretários que não estão conseguindo resultados devem colocar as barbas de molho. Melo não disse, mas pelo menos quatro secretarias estão entre as que podem sofrer mudanças.
Nos primeiros 45 minutos, Melo fez um relato da situação do transporte coletivo e das negociações em andamento, e da vacinação em Porto Alegre. Sobre o transporte, avisou que terá de tomar decisões drásticas, porque não está em jogo apenas o preço da passagem, mas qualificar o sistema.
Mais um secretário com covid
Não adiantou ter tomado todos os cuidados e colocado sua equipe em teletrabalho. O secretário da Administração de Porto Alegre, André Barbosa, testou positivo para a covid-19 pela segunda vez.
Na primeira vez, o secretário chegou a ficar com 25% do pulmão comprometido. Agora, vacinado com três doses, Barbosa teve dois picos de febre na noite de quinta-feira, mas a temperatura voltou ao normal e os sintomas são de uma gripe normal, com um pouco de cansaço.
O secretário da Administração ficou triste mesmo foi de perder a reunião do secretariado no Beira-Rio, estádio do seu time do coração.