O jornalista Frederico Feijó colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, cumpriu agenda nesta terça-feira (7) em Bagé, na região da Campanha. Ele visitou a Escola Cívico Militar São Pedro, as obras do novo setor de oncologia da Santa Casa de Bagé e o Hospital Universitário, onde ele plantou uma árvore. A agenda terminou no terreno onde será construída a barragem de Arvorezinha.
A visita à cidade teve clima de final de mandato, com muitos agradecimentos, homenagens e uma cena curiosa. Mourão, 68 anos, recebeu o convite de alunos da Escola Cívico Militar para fazer cinco flexões. O vice-presidente não demorou para aceitar e mostrou estar bem de preparo físico.
Uma outra cena também chamou a atenção: em todos os eventos Mourão não tirou a máscara em nenhum momento. O prefeito Divaldo Lara (PTB) mencionou que o vice-presidente estaria se recuperando de um resfriado.
Faltando menos de um ano para as eleições, Mourão ainda não decidiu o seu futuro político, mas tem em Bagé um importante reduto eleitoral. Sua família do lado materno é da cidade e ele passou momentos da sua infância na cidade gaúcha.
— Sempre bom voltar a Bagé, tenho muitas boas lembranças por aqui cidade onde minha avó morava e passei momentos felizes — afirmou.
Em todos os eventos que o vice-presidente participou, não foi vista a presença de apoiadores nos locais externos, diferentemente do que ocorreu em outras visitas. No âmbito político, o prefeito Divaldo Lara, ao lado de pelo menos outros quatro prefeitos de cidades da região, teceu elogios a Mourão pelo encaminhamento de pautas da região da Campanha.
O vice-presidente, que chegou no final de semana ao Estado, seguiu viagem para Ijuí, onde também tem compromissos nesta quarta. Uma entrevista coletiva ao final do último evento em Bagé, mas Mourão não quis falar com a imprensa.
Visita cancelada
Por recomendação médica, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, suspendeu as agendas que teria no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira. Ao senador Luis Carlos Heinze (PP), Tarcísio disse que estava sem voz. O deputado estadual Tenente-Coronel Luciano Zucco (PSL) disse à coluna que ele está com sinusite e, por isso, foi orientado a não andar de avião.
O secretário nacional de Transporte Terrestre, Marcello Costa, representará o ministro na reunião-almoço com empresários na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Para discutir os temas centrais sobre os trechos ferroviários da Malha Sul e Norte-Sul participarão da comitiva também o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diego Piloni, a diretora de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Karoline Lemos, e o diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT, Luiz Guilherme Mello. A reunião contará também com a participação das Federações das Indústrias de Santa Catarina e do Paraná.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.