A placa que identifica o espaço entre as vias da Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre o Parque Marinha do Brasil e o novo trecho 3 da orla do Guaíba homenageia Geraldo Antônio Miotto, general de exército e antigo comandante militar do Sul, que morreu em janeiro deste ano, vítima da covid-19. O local escolhido já foi o espaço onde ele e as autoridades costumavam prestigiar os desfiles do Dia da Independência.
A cerimônia que descerrou a placa ocorreu no final da manhã desta segunda-feira (6), contou com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão, prefeito Sebastião Melo, vereadora Nádia Gerhard (DEM), presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Bins Ely (PDT), e do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco (PSL).
O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou as contribuições do general ao desenvolvimento da Capital.
— O general Miotto foi uma pessoa que nasceu no interior do Rio Grande do Sul, que trabalhou muito, de soldado a general, comandou a Amazônia com muito brilhantismo e encerrou a sua carreira aqui como comandante geral no RS. Se hoje a 116 está acontecendo se deve a vários brasileiros, e um deles foi o general Miotto que colocou o exército para fazer a 116. Essa é uma singela, mas justa homenagem a quem ajudou muito a deixar o mundo melhor.
O Largo general Geraldo Antônio Miotto foi proposto pela vereadora Nádia, com o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores em janeiro deste ano.
— Neste momento a gente está de alguma forma eternizando o trabalho que o general Miotto teve ao longo da sua carreira como militar. Quando protocolei esse projeto de lei, que hoje é uma lei em Porto Alegre, o local foi escolhido com muito cuidado. Porque aqui fica o parque Marinha do Brasil, onde jovens praticam esportes e entre a orla do Guaíba, e principalmente onde acontecem os desfiles cívicos militares do dia 7 e 20 de setembro — afirmou a vereadora.
De acordo com o presidente da Câmara, a pedra onde está a placa com o nome do general tem a marca dos blindados, a cor marrom é para lembrar o Guaíba, e a cor preta os granitos do solo gaúcho.
Ely destacou que a homenagem feita pela Câmara de Vereadores é um reconhecimento ao que o general fez, principalmente por Porto Alegre.
— O general Miotto foi uma pessoa muito querida pela cidade, uma mente brilhante, um destaque intelectual e tudo o que ele fez e por onde ele passou marcou, em especial aqui em Porto Alegre, na condição de posto máximo do comando militar do Sul. A gente fica mais feliz ainda por ter sido aprovado por unanimidade pela casa — destacou o presidente do Poder Legislativo municipal
O general de exército e atual comandante militar do Sul, Valério Stumpf, adiantou que a terra natal do Miotto também irá homenageá-lo. No dia 11 de dezembro será inaugurado um obelisco em São Marcos.
— Miotto foi um grande chefe do Comando Militar do Sul (CMS) e a gente vê a prefeitura de Porto Alegre e a sua Câmara de Vereadores reconhecendo o trabalho dele, do Exército Brasileiro, porque a gente representa uma instituição. O Mourão gostou muito da cerimônia, ficou emocionado, e nós ficamos muito felizes com essa homenagem — concluiu o Stumpf.