Pais, alunos e professores da rede municipal de ensino de Porto Alegre foram comunicados na tarde desta sexta-feira pela secretária de Educação, Janaina Audino, sobre a nova organização curricular e a expressão de resultados para o Ensino Fundamental. Em carta aberta à comunidade escolar, Janaina apresentou as justificativas, os objetivos e os principais destaques do novo currículo das escolas públicas municipais.
“A educação apresenta muitos desafios, mas também grandes oportunidades para o futuro das nossas crianças e adolescentes”, diz a secretária, no documento.
A avaliação será expressa na forma de conceitos: A (atingiu os objetivos), AP (atingiu parcialmente), NA (Não atingiu) e SCA (sem condições de avaliar).
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a carga horária semanal será de 8 horas e 15 minutos para a área de linguagens (língua portuguesa, língua espanhola, contação de histórias, educação física e arte) e de 3 horas e 45 minutos para a matemática. Matemática e Língua Portuguesa têm a mesma carga horária. Do 1º ao 5º ano, os alunos terão ainda Ciências Humanas (história e geografia), ciências da natureza, ensino religioso e iniciação científica.
Nos anos finais (6º ao 9º ano) a carga horária é idêntica. O que muda, basicamente, é que no lugar da língua espanhola entra a língua inglesa. A filosofia, que não está na grade curricular, passa a ser tratada em projetos interdisciplinares.
Cada escola possuirá a carga horária de 30 horas semanais para o desenvolvimento de habilidades e competências com os estudantes relacionadas à articulação do pensamento crítico, à promoção da formação estética, ao aprofundamento do nível de abstração, ao desenvolvimento da argumentação, ao fomento da autoria e da autonomia, à formulação de hipóteses, ao questionamento sistemático, à liberdade de pensamento e à promoção do reconhecimento e do respeito às diferenças.
Cada instituição de ensino também deverá reservar 40 horas semanais para o chamado Espaço de Inovação, com a articulação dos programas e projetos tecnológicos responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades e competências com os estudantes relacionadas à robótica, gamificação, inovação, leitura crítica e produção midiática, além do uso de artefatos tecnológicos físicos e digitais.
Cada escola, a partir da sua realidade, definirá a temática do projeto que será ofertado para seus estudantes no contraturno escolar, podendo ser dança, horta, música, sustentabilidade, teatro, línguas e outros. Será disponibilizada a carga horária de 20 horas semanais, por turno, para a execução do projeto.
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