O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Terminou nesta sexta-feira (22) a missão da secretária da Educação de Porto Alegre, Janaina Audino, no Ceará. Durante três dias, Janaina e três coordenadores da secretaria se aprofundaram nos detalhes do funcionamento da rede estadual e das redes municipais, participando de reuniões, visitas a escolas e seminários em Fortaleza e em Sobral, município que ostenta os melhores índices do país na educação.
À coluna, a secretária destacou duas das medidas implementados há mais de 20 anos no Estado nordestino, que contribuíram para o salto de qualidade na educação: a municipalização do ensino fundamental, sem que o Estado deixasse de prestar apoio às redes municipais, e as avaliações recorrentes sobre a aprendizagem.
— A avaliação é culturalmente consolidada nas escolas. Ao mesmo tempo em que se faz a avaliação diagnóstica dos alunos, se consegue implementar a formação dos professores onde há dificuldade de aprendizagem — explicou a secretária.
Acompanharam Janaina na missão a coordenadora da Educação Infantil, Fernanda Guimarães, o coordenador do Ensino Fundamental, Clark Balbueno Sarmento, e a coordenadora de Dados e Indicadores Educacionais, Caroline Dourado.
Nesta sexta, a comitiva se reuniu com o responsável pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Sobral, Daniel Carlos da Costa. No encontro, a secretária e os coordenadores conheceram detalhes sobre os indicadores de acompanhamento das metas e das estratégias de cada escola.
Durante os três dias de imersão, Janaina reforçou a convicção a respeito da nova proposta pedagógica que será implementada na rede municipal de Porto Alegre:
— O modelo está alinhado ao que queremos fazer no município. São políticas públicas consolidadas, que deram certo, e que o Brasil inteiro deve conhecer.
Na segunda e na terça-feira, a secretária tem agendas em Brasília com o coordenador de Infraestrutura do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Pedro Linhares, e com a ministra Damares Alves, da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, além de duas reuniões no Ministério da Educação.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.