O palco e plateia do Theatro Guarany, em Pelotas, foram ocupados nesta terça-feira (23) pelos principais atores e atrizes de uma intervenção que começou em 2017 e que virou referência para o Brasil em matéria de segurança pública. O nome da peça: Pacto Pelotas pela Paz. Não se trata de roteiro de ficção, mas de operações integradas que produziram os resultados celebrados no seminário que reuniu todas as forças de segurança do município para discutir boas práticas.
Na abertura do seminário organizado e conduzido pelo Observatório de Segurança Pública, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, destacou a importância da integração nas 1.134 operações realizadas desde 2017:
— Tenho falado muito do Pacto Pelotas pela Paz Brasil afora, nós somos, hoje, referência brasileira em segurança pública. Isso foi conquistado ao longo de quatro anos e meio e com o trabalho, não de um governo, mas sim de inúmeras instituições e servidores públicos. Vocês que estão nas ruas, próximos dos cidadãos, que estão lidando com a realidade do dia a dia, vocês são os grandes construtores dessa política pública que já chama a atenção internacional de universidades, por isso fizemos esse seminário, para agradecer e reconhecer o trabalho de cada um de vocês.
A prefeita também salientou dois princípios essenciais que norteiam a atual visão de segurança pública de Pelotas, que permitiram alcançar os resultados positivos no combate à violência: integração e trabalho baseado em evidência científica.
No seminário foram apresentados os dados que mostram a redução em todos os tipos de crime entre 2017 e 2021. As Operações Integradas envolvem Guarda Municipal, Brigada Militar, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil, agentes de Trânsito, fiscais da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) e da Vigilância Sanitária (Visa), entre outras.
Resultados
Crimes – 2017 / 2021
Crimes violentos letais intencionais (- 76,3%)
Roubo a pedestre (- 71%)
Roubo a estabelecimento comercial e financeiro (-62%)
Roubo a transporte público (-86%)
Roubo de veículos (-74%)
Furto de veículos (- 63%)
Roubo a residência (- 76%)
Furto a residência (-72%)
Crimes – 2020 / 2021
Crimes violentos letais intencionais (-20,7%)
Roubo a pedestre (-13%)
Roubo a estabelecimento comercial e financeiro (-15%)
Roubo a transporte público (-15%)
Roubo de veículos (-26%)
Furto de veículos (-9%)
Roubo a residência (-39%)
Furto a residência (-38%)