Criado para diminuir os índices de criminalidade, o Pacto Pelotas pela Paz completa dois meses nesta quarta-feira com resultados concretos no balanço de delitos. Conforme a prefeitura, que apresentou os dados nesta tarde, em relação a agosto, o total de crimes foi reduzido em 20,5% em setembro. Se comparado com o mesmo período do ano passado, a diminuição chega a 29,7%.
O roubo a pedestres caiu de 332 em agosto para 230 em setembro, encolhimento de 30,7%. Roubo a estabelecimento comercial e roubo a residência diminuíram, respectivamente, 61,8% e 45,5% em comparação com o mesmo período de 2016.
Os índices são resultado de ações de prevenção e fiscalização da prefeitura, Brigada Militar e Polícia Civil. São realizadas blitze, apreensão de armas ilegais e criação de bancos de oportunidades com empresas para jovens que recém saíram da escola.
O Pacto Pelotas pela Paz foi criado porque havia previsões assustadoras em relação aos índices de homicídio em 2017. À época percebeu-se que o ano terminaria como o mais violento da história da cidade. Apesar da redução de outros crimes, houve aumento no número de assassinatos em setembro em relação a agosto e ao mesmo período do ano passado. As causas são, entre outras, a guerra entre facções, balas perdidas e crimes passionais. A prefeitura diz que, como o crime é mais complexo, há dificuldade de combatê-lo a curto prazo.
A prefeita Paula Mascarenhas afirma que os pelotenses estão mais conscientes no trânsito. No mês passado, em uma blitz da Balada Segura, dos 90 motoristas fiscalizados, nenhum estava embriagado. em comparação com 2016, em 2017, houve redução de 67% dos acidentes com morte na cidade.