O Cpers-Sindicato, que representa professores e servidores da rede estadual de educação, organizou uma caravana que percorrerá diversas escolas do Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (11). Com a mobilização, o sindicato pretende expor problemas estruturais e de segurança sanitária, que prejudicam o retorno ao ensino presencial, e cobrar do governo Leite uma proposta de reajuste salarial à categoria.
Até o dia 26 de novembro, comitivas do Cpers vão percorrer escolas de diferentes regiões do Estado. De acordo com a entidade, muitas instituições de ensino não têm estrutura adequada nem profissionais suficientes para atender a todos os alunos de forma presencial. O retorno presencial às atividades é obrigatório no Rio Grande do Sul desde segunda-feira (8), por decisão do governo do Estado.
— Estamos no limite. O que pedimos é o mínimo: que o governo leve a educação a sério, valorize os educadores e dê condições para que todas as escolas tenham a segurança sanitária que o momento exige — diz a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer.
Representantes do sindicato já se reuniram com integrantes do governo para discutir um reajuste salarial para 2022, mas, até o momento, não houve proposta concreta de reposição. Os professores estão sem receber a correção inflacionária desde 2014.
Por ora, o Palácio Piratini aguarda a definição a respeito do reajuste do piso nacional do magistério, estimado em 31,3% no ano que vem.
O índice terá impacto direto na folha dos profissionais da educação, visto que o novo plano de carreira dos professores têm o piso nacional como base.
Veja o calendário da caravana promovida pelo Cpers:
11/11 | Quinta-feira
Porto Alegre
12/11 | Sexta-feira
Porto Alegre
17/11 | Quarta-feira
Uruguaiana
Santa Rosa
Santiago
Canoas
Lagoa Vermelha
Caxias do Sul
Montenegro
Erechim
18/11 | Quinta-feira
Alegrete
Três de Maio
Santa Maria
Gravataí
Vacaria
Bento Gonçalves
São Leopoldo
Passo Fundo
19/11 | Sexta-feira
Santana do Livramento
Três Passos
Santa Cruz
Guaíba
Guaporé
Estrela
Taquara
Soledade
24/11 | Quarta-feira
Frederico Westphalen
São Borja
Cruz Alta
Bagé
Rio Grande
Porto Alegre
Osório
25/11 | Quinta-feira
Palmeira das Missões
São Luiz Gonzaga
Ijuí
São Gabriel
Pelotas
Porto Alegre
Osório
26/11 | Sexta-feira
Carazinho
Cerro Largo
Santo Ângelo
Cachoeira do Sul
Camaquã
Porto Alegre
Osório