A secretária da Saúde, Arita Bergmann, foi às lágrimas nesta quarta-feira (10) ao receber a medalha do Mérito Farroupilha, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa. Arita se emocionou ao citar a equipe que trabalha com ela e com quem fez questão de dividir a homenagem. Afirmou que não considerava a medalha um reconhecimento pessoal, mas institucional, pois se não fosse o empenho da equipe que trabalhou 24 horas por dia, sete dias por semana, não teria conseguido enfrentar a pandemia em todo o Rio Grande do Sul.
— Uma andorinha só não faz verão — disse a secretária, para agradecer as pessoas e entidades que se uniram para enfrentar a pandemia.
Com um auditório Dante Barone repleto de servidores da saúde e de autoridades, Arita Bergman começou o discurso dizendo que sua vida inteira sempre foi em defesa do SUS, mas nunca imaginou enfrentar nada parecido com o que viveu durante a pandemia. De fato, o Rio Grande do Sul é testemunha da dedicação da secretária, para quem não havia fim de semana, feriado ou horas mortas: seu telefone sempre permanecia ligado para atender imprensa, secretários, deputados ou dirigentes de hospitais.
Apesar dos 73 anos, manteve o trabalho presencial e as reuniões com as equipes da linha de frente e só deixou de frequentar o Centro Administrativo nas duas semanas em que ficou isolada por ter contraído o coronavírus.
Essa disponibilidade permanente foi ressaltada pelo presidente da Assembleia, Gabriel Souza (MDB), autor da homenagem, ao lembrar que, mesmo nos momentos mais duros, Arita nunca perdeu a serenidade.
Outro momento de emoção foi quando falou que seu trabalho, assim como o de todo governo, é para que as crianças tenham um futuro melhor. Chamou a neta Bibiana, de cinco anos, para acompanhá-la na tribuna e agradeceu ao presidente da Assembleia pela parceria nos momentos mais difíceis, quando era necessário abrir leitos, criar hospitais de campanha, quando não havia sinal de luz no fim do túnel da covid-19. Acrescentou que Gabriel Souza é "uma liderança que orgulha o parlamento e o Rio Grande do Sul", pois reuniu poderes e entidades para obter recursos quando o Estado mais necessitava.
Gabriel devolveu os elogios e disse que como mulher corajosa e gestora eficiente, a secretária merece a admiração de todos os gaúchos, pois é nos momentos de crise que se conhece a força e o verdadeiro caráter das pessoas.
O secretário de Minas e Energia, deputado Luiz Henrique Viana (PSDB), aproveitou para entregar outra medalha, a da Legislatura, em reconhecimento à atuação da secretária na pandemia.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.