Uma frase do prefeito de Gravataí, Luiz Zaffalon, ao microfone, para saudar o senador Luis Carlos Heinze (PP) durante a reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Gravataí nesta sexta-feira (8), escancarou as divergências no MDB irritou líderes do partido que trabalham pela candidatura própria em 2022. Disse Zaffalon:
— Meu sonho em 2022 é uma chapa com Heinze governador e Marco Alba vice.
Alba foi prefeito de Gravataí por dois mandatos e elegeu Zaffalon seu sucessor. Sem conseguir se cacifar internamente para sair candidato a governador, anunciou que concorrerá a deputado federal em 2022. O MDB deve escolher no dia 4 de dezembro seu candidato. O nome mais forte seria o do ex-governador José Ivo Sartori, mas ele não dá sinais de que pretenda concorrer. Sem Sartori, o mais provável é que o MDB indique o deputado federal Alceu Moreira.
Heinze, que antes da palestra esteve na prefeitura conversando com Zaffalon, disse à coluna que ficou satisfeito com a manifestação:
— Tenho um carinho especial pelo Marco. Há mais tempo, procurei a ala mais bolsonarista do MDB, esse grupo que não concorda com Alceu Moreira e com Gabriel Souza, e propus uma parceria. Mas isso é assunto interno deles.
O senador diz que conversou com o prefeito Sebastião Melo, com o secretário de Planejamento de Porto Alegre, Cezar Schirmer, e com o deputado Osmar Terra. Ele ainda alimenta a esperança de um acordo, apesar da decisão do MDB de ter candidato próprio e da insistência de parte dos emedebistas de deixar a escolha para o segundo trimestre de 2022, contando que Sartori concorde em concorrer.
— Tenho falado com empresários da Serra. Eles querem o Sartori no Senado — diz Heinze.
Alceu Moreira garante que não há a mais remota possibilidade de o sonho de Zaffalon se realizar:
— O MDB tem um capital político extraordinário. Disputamos todas as eleições e não vai ser nesta que deixaremos de ocupar espaço. Eu só espero que essas pessoas que pregam o adiamento da definição da candidatura não tenham como motivação o desejo de indicar o vice de outro partido.
Como presidente do MDB e pré-candidato, Alceu diz que, se Sartori quiser ser candidato, será, mas a definição precisa sair este ano, para que os outros possíveis candidatos possam definir seu rumo.
— O Sartori até poderia lançar a candidatura mais tarde, mas nós não podemos esperar até lá para decidir o que fazer.
Se Alceu for candidato a governador, o deputado estadual Gabriel Souza concorrerá a federal, mas para ser competitivo precisa ter essa definição até o final do ano.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.