No limite do prazo da inscrição para a eleição na seção gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS), a situação registrou a chapa que será encabeçada por Leonardo Lamachia. O advogado é irmão de Claudio Lamachia, que presidiu a OAB no Rio Grande do Sul há 10 anos e comandou a entidade no Brasil. Se a chapa for vencedora, depois de seis anos, o atual presidente, Ricardo Breier, deverá concorrer a uma vaga na direção do conselho federal.
Apenas duas chapas se inscreveram para a eleição deste ano. A de oposição é encabeçada por Paulo Pretti Torelly, que disputará pela sexta vez a presidência da Ordem no RS. A advogada Lúcia Kopittke concorre a vice.
Aos 46 anos, Leonardo Lamachia, formado pela PUCRS, tem 21 anos ininterruptos na advocacia privada e está concluindo o mandato como presidente da Federação Brasileira de Criadores de Animais de Raça (Febrac). Seu foco é dar continuidade à defesa das prerrogativas dos advogados:
— Quero ter um olhar especial para os colegas que sofreram com a pandemia. Como ainda temos 2 milhões de processos físicos, o fechamento dos fóruns inviabilizou a atividade para muitos, que tiveram de fechar seus escritórios. Outros se endividaram para mantê-los.
Outra bandeira de Lamachia é o retorno do trabalho presencial para os juízes:
— Não podemos aceitar a virtualização da Justiça. Se a Constituição diz que o magistrado tem de residir na comarca, é porque se reconhece a importância do trabalho presencial, de representação.
A votação será realizada no dia 22 de novembro, em formato híbrido. São 60 mil associados aptos a votar, que escolherão as diretorias e conselhos da seccional e das subseções. Também será escolhida a diretoria da Caixa dos Advogados do Rio Grande do Sul.
A grande novidade é o desenvolvimento de uma plataforma virtual, que permitirá aos advogados votarem pelo celular, tablet ou computador, de qualquer lugar. Quem tem certificação digital, vota direto pelo celular. Quem não tem, solicita uma senha para entrar no sistema ou vota presencial.
Em cada uma das 106 subseções haverá um computador disponível, com mesários, para quem quiser votar presencialmente. Em Porto Alegre, a votação ocorrerá na sede da ADVB, próxima ao Foro Central.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.