Deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul na eleição de 2018, o tenente-coronel Luciano Zucco (PSL) está com um pé no Progressistas (PP). Zucco integra a ala dos que rejeitam a fusão com o DEM, não pelo fato em si, mas porque o novo partido União Brasil fechou as portas para o presidente Jair Bolsonaro.
— Não é só fechar as portas para a filiação do presidente, mas eles descartaram o apoio à reeleição e defendem uma terceira via entre Lula e Bolsonaro.
Zucco foi convidado pelo presidente estadual do PP e conversou com os demais integrantes da bancada, com quem tem excelentes relações. A ideia era anunciar a opção quando Bolsonaro se filiasse ao PP, mas o deputado não sabe se isso de fato ocorrerá e, se ocorrer, quando será.
Pelo que sabe das conversas nos grupos bolsonaristas, dos quatro partidos citados por Bolsonaro como destinos possíveis, em uma de suas lives, PL e Republicanos já teriam sido descartados. O presidente estaria entre o PP e o PTB. Desses dois, Zucco se identifica mais com o PP, por ser um partido que “mantém a coerência” e está alinhado com os princípios que defende.
O deputado cita como fator adicional para sua provável opção pelo PP o fato de o candidato a governador ser o senador Luis Carlos Heinze, com quem ele se identifica.
Militar da reserva, Zucco conversou também com o MDB, mas encerrou o diálogo quando se convenceu de que o partido estará em trincheira oposta à de Bolsonaro na eleição.
Além de Zucco, o deputado Vilmar Lourenço é outro integrante do PSL que está de malas prontas para o PP.
Batalha pela Escola de Sargentos
Às vésperas da decisão do Alto Comando do Exército sobre a cidade que ganhará a nova Escola de Sargentos, o deputado Luciano Zucco irá a Brasília na próxima semana para defender a escolha de Santa Maria, que disputa o investimento com Recife (PE) e Ponta Grossa (PR).
Em uma demonstração de que as diferenças políticas devem ser deixadas de lado quando estão em jogo os interesses do Estado, Zucco vai convidar prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB) para acompanhá-lo. O deputado pediu audiência com o ministro da Defesa, Braga Netto, e tentará usar suas relações com oficiais do Exército para mostrar que Santa Maria tem todas as condições de receber a ESA.
Pozzobom está confiante de que a decisão do Alto Comando, prevista para ocorrer entre 18 e 21 de outubro, será eminentemente técnica.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.