Nem Liberal Democrata, nem Democrata Liberal. O novo partido que nascerá da fusão Democratas-PSL deverá ter o nome genérico de União Brasil, que nada diz sobre a sua orientação político-ideológica.
O nome foi lançado nesta quarta-feira (29) como uma espécie de balão de ensaio, para testar a repercussão. Se for boa, será referendado no congresso conjunto do DEM e do PSL, na próxima semana. Se for ruim ou se surgirem brincadeiras com a sigla UB, ainda poderá ser modificado.
O número utilizado não será nem 25 do DEM, nem o 17 do PSL, mas o 44, está vago desde que o extinto Partido Republicano Brasileiro (PRP), do qual poucos lembram, se incorporou ao Patriota, em março de 2019. No jogo do bicho, 44 é cavalo.
No Rio Grande do Sul, o novo partido nasceria, em tese, com seis deputados estaduais (4 do PSL e dois do DEM) e 4 federais (três do PSL e um do DEM), mas vários deles estudam convites de outros partidos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.