Dividido e sem um nome forte para enfrentar o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o centro viu se repetir na pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira (17) um quadro semelhante ao do levantamento anterior, mesmo com a entrada de novos atores. Lula lidera com folga em todos os cenários e derrotaria qualquer um dos adversários testados. Bolsonaro, que se a eleição fosse hoje disputaria o segundo turno com Lula, perde para ele e para os demais candidatos incluídos na pesquisa do Datafolha.
Como a eleição será daqui a um ano, os candidatos do pelotão de trás se agarram a outros elementos que não a intenção de voto para não jogar a toalha. Um deles é a rejeição. Como a de Bolsonaro chegou a 59% (contra 38% da de Lula), candidatos e líderes dos outros partidos fazem as contas e concluem que é possível tirá-lo do segundo turno.
É a rejeição, também, um dos trunfos do governador Eduardo Leite na disputa direta com João Doria na prévia do PSDB, já que em intenção de voto os dois estão empatados. Leite é rejeitado por 18% dos eleitores, e Doria, por 37%.
Nos quatro cenários do Datafolha para o primeiro turno, Lula oscila entre 42% e 44% no primeiro turno e Bolsonaro entre 25% e 26%. É pouco mais do que o índice de eleitores que consideram seu governo ótimo ou bom, o que indica um grau de fidelidade difícil de ser quebrado pelos adversários, a menos que a situação econômica se deteriore ainda mais ou que o governo seja atingido por um grande escândalo.
Ciro Gomes se mantém na terceira posição, com percentuais que variam de 9% a 12%, dependendo dos possíveis adversários.
Na simulação de segundo turno, Lula aparece com 56% contra 31% de Bolsonaro.
O Datafolha ouviu 3.667 pessoas entre 13 e 15 de setembro, em 190 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.