Se a única forma que o vereador de Caxias do Sul Sandro Fantinel (Patriota) tem de aparecer é ofendendo vivos e mortos com suas manifestações desrespeitosas, talvez fosse mais inteligente desfilar em carro alegórico com uma melancia no pescoço. Em um pronunciamento debochado e infeliz, Fantinel desrespeitou a memória do ex-presidente da Câmara dos Deputados Ulysses Guimarães, que presidiu a Assembleia Nacional Constituinte entre 1987 e 1988. O vereador zombou da morte de Ulysses, que faleceu em um acidente de helicóptero, em outubro de 1992.
No discurso, proferido na manhã desta terça-feira (17), Fantinel ainda criticou regras constitucionais que dificultam a redução dos custos de pessoal. Segundo ele, a Constituição Federal "nasceu morta" e "sem prestar" e a saída para o país seria uma nova assembleia constituinte.
Disse o parlamentar:
— O funcionário público não tem culpa, ele simplesmente está encaixado no sistema. Um sistema que foi criado por corruptos, cujo um deles nem a graça de ser enterrado teve, porque se perdeu no mar. E o tubarão que dele se alimentou deve ter morrido. Porque é o fim da picada uma Constituição como essa.
Ao contrário do que o pronunciamento de Fantinel dá a entender, Ulysses jamais foi condenado por corrupção. Uma das vozes mais combativas contra a ditadura militar, ele foi deputado federal 11 vezes e tornou-se um dos maiores símbolos da luta pela democracia no país.
Em resposta ao vereador do Patriota, o vice-líder do MDB na Câmara, Felipe Gremelmaier, subiu à tribuna para defender o legado de Ulysses.
—Isso é falta de respeito à memória de uma pessoa que lutou muito pela redemocratização do país, que teve a capacidade de unir e enfrentar um sistema que não deixava que ninguém fosse contra.
E prosseguiu:
— O que é isso gente? Comemorar a morte de uma pessoa? Exaltar que nem enterro teve. Sinceramente, fico sem palavras. Ou a gente pensa no que vai falar ou silencia.
O pronunciamento do vereador do MDB foi apoiado pela colega de partido, Gladis Frizzo, e pelos vereadores Renato Oliveira (PCdoB) e Lucas Caregnato (PT).
Não é a primeira vez que Fantinel profere declarações ofensivas na Câmara de Caxias do Sul. O vereador já foi desrespeitoso ao fazer insinuações pejorativas sobre o governador Eduardo Leite.
Veja, abaixo, o discurso de Fantinel e a resposta de Gremelmaier: