O primeiro escalão do governo Sebastião Melo sofreu uma baixa nesta semana. O secretário do gabinete de Inovação, Fernando Mattos, pediu demissão, alegando dificuldades em atingir objetivos à frente da pasta. Em nota, a prefeitura afirma que a saída ocorreu por motivos pessoais. Embora chamado de gabinete, o órgão tem status de secretaria.
Procurado pela coluna, Mattos disse que havia informado sobre o pedido de exoneração no último sábado (14), durante um seminário promovido pelo governo municipal.
— Pedi para sair porque entendi que precisava atingir vários objetivos não estava conseguido, além da ausência de recursos — afirmou, sem entrar em detalhes.
Melo, por sua vez, ressaltou que não houve qualquer desentendimento com o agora ex-secretário. No entanto, o prefeito reconheceu que as dificuldades orçamentárias da prefeitura contribuíram para o pedido de demissão.
—Está faltando grana. Estamos no primeiro ano de governo, isso é verdade. Inclusive vou rever a questão do gabinete — disse.
O prefeito descarta a possibilidade de extinguir o órgão, mas deve rediscutir a estrutura do gabinete. Melo lembrou que os temas relacionados à tecnologia e à inovação também estão sob o escopo de outras estruturas da prefeitura, como a Procempa e o Comitê Gestor de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTIC), que está sob responsabilidade do secretário Cezar Schirmer.
— O que não pode é ter três ou quatro órgãos tratando da mesma coisa, e talvez o Fernando tenha se incomodado com isso. Como qualquer secretário, ele queria fazer entregas, e não foi possível — completou o prefeito.
A exoneração de Mattos foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial, a contar da segunda-feira (16). Para seu lugar, foi designado interinamente o secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Alexandre Borck, que é filiado ao MDB.
Fernando assumiu o gabinete de Inovação no início do governo Melo. Antes, era secretário estadual adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia.
Leia a nota divulgada pelo Paço Municipal:
"Por motivos pessoais, o engenheiro mecânico Fernando Mattos deixou a direção-geral do Gabinete da Inovação (GI), órgão subordinado ao Gabinete do Prefeito, nessa segunda-feira. De forma interina, o gabinete que detém status de secretaria será comandado pelo secretário-adjunto de Governança Local e Coordenação Política, Alexandre Borck. O acúmulo de função, sem adição salarial, foi publicado no Dopa desta quarta-feira.
Além de atuar no Paço Municipal, Borck também foi escolhido por ter conhecimento na área de inovação e tecnologia, somada a experiência adquirida após passagem pela Procempa. Ainda não há data para definição do novo titular. O GI também atua como ferramenta de articulação para conectar os atores das diferentes secretarias de governo."