As vacinas contra a covid-19 que chegaram a Porto Alegre nesta terça-feira (27) e as que desembarcarão no Aeroporto Salgado Filho na quarta (28) só serão distribuídas aos municípios na quinta-feira (29). A informação da Secretaria da Saúde é de que a divisão das doses precisa ser pactuada na reunião do Comitê Intergestores Bipartite (CIB), formada por gestores do Estado e das prefeituras, marcada para a manhã de quarta.
Na reunião, será discutida também a aplicação da segunda dose da vacina para as gestantes que tomaram a primeira da AstraZeneca. A orientação do Ministério da Saúde é vacinar as gestantes apenas com Pfizer e CoronaVac, mesmo que na primeira dose tenham recebido a AstraZeneca.
Ao todo, o Estado recebeu na manhã desta terça 219,9 mil doses, sendo 63,4 mil da AstraZeneca e 156,5 mil da Coronavac. No fim da tarde, devem chegar outras 152.250 doses de AstraZeneca. Na quarta, está previsto o recebimento de 114.660 doses de Pfizer.
Com esse cronograma, Porto Alegre só deverá abrir a vacinação para pessoas de 30 anos na sexta-feira (30). Nesta quarta, segue a vacinação para pessoas com 31 anos ou mais, com doses remanescentes. Como são poucas, o número de postos também será reduzido.
Mais cedo, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre publicou no Twitter um post explicando por que não haverá abertura de novas faixas etárias amanhã. Diz a publicação:
“Doses de vacinas contra Covid-10 que começaram a chegar para o Rio Grande do Sul na manhã desta terça-feira ainda não foram repassadas p/ capital. Assim que recebidas serão separadas e enviadas a pontos de vacinação. Abertura de faixas etárias 30, 29... só pode ocorrer após essa remessa”.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.