A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase) passará a ser comandada pela professora Sônia D’Ávila, indicada pelo presidente do PL, deputado Giovani Cherini. Sônia substitui o ex-prefeito de São Borja Farelo Almeida. A nomeação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (23).
Embora já tenha começado o processo de transição, a posse está marcada para o dia 29 de julho, às 13h30min.
Sônia D’ Ávila já foi coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, secretária Municipal dos Direitos Humanos e Segurança Urbana de Porto Alegre, diretora de Qualificação Profissional e Cidadania da Fundação de Proteção Especial (FPE) e secretária municipal da Produção, Indústria e Comércio de Porto Alegre.
À frente da Fase, Sônia diz que espera realizar um trabalho democrático, humanizado e de excelência:
— Pretendo usar toda a experiência que tenho e trabalhar ainda mais com a educação dos socioeducandos, pois tenho certeza que educação é o melhor caminho para esses jovens que não tiveram a chance de se encontrar com outra realidade. Além disso, integrar a família desses adolescentes é um passo importante, para que sintam-se pertencentes e participantes.
A Fase está sob o guarda-chuva da Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, comandada por Mauro Hauschild.