Só uma mente deformada pelo fanatismo armamentista seria capaz de planejar — e executar — o post com que a Secretaria de Comunicação do governo federal planejava homenagear o Dia do Agricultor, comemorado neste 28 de julho. Retirada do ar diante da repercussão negativa e dos protestos dos agricultores, a imagem mostrava um homem com uma espingarda no ombro e a inscrição “28 de julho, Dia do Agricultor. Alimentando o Brasil e o mundo”.
O texto que a acompanhava dizia: “Hoje homenageamos os agricultores brasileiros, trabalhadores que não pararam durante da crise da Covid-19 e garantiram a comida na mesa de milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo”.
É fato que produtores rurais, sobretudo os médios e grandes, lutam pelo direito de ter uma arma para se defender, mas uma espingarda está longe de ser o símbolo da produção primária.
Além dos protestos dos agricultores, como registrou a colunista Gisele Loeblein, a publicação deu origem a uma série de memes debochando da obsessão bolsonarista por armas. Em um deles, uma moça segura um peixinho em uma mão e uma pistola na outra, como se fosse matar o peixe a tiros.
O Movimento dos Trabalhadores sem Teto (MTST), do qual Guilherme Boulos (PSOL) é um dos líderes, ironizou: “É a cara desse governo achar que comida se faz na bala. Saudamos os agricultores familiares, como o @mpa_campesinato e o @MST_Oficial, que, junto conosco, enchem DE GRAÇA o prato do Brasileiro por meio das Cozinhas Solidárias. Coisa que o governo não faz!"
Com a retirada do post polêmico, a “homenagem” ficou em outro com gráficos coloridos que mostram o número de invasões de terras nos últimos anos, destacando os baixos números do governo de Jair Bolsonaro.
Esse post tem o título “O governo do Brasil trabalha para que os agricultores possam trabalhar em paz” e destaca, além da “baixa histórica” nas invasões de terra, os R$ 251 bilhões do Plano Safra 2021/2022 e 158 mil títulos de propriedade para assentados da reforma agrária.
Em nota, a Secom disse que a imagem utilizada no post apagado "deu margem a interpretações fora do contexto".
Leia o comunicado completo:
"A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom/MCom) alterou uma imagem da série de publicações em homenagem ao Dia do Agricultor. A imagem utilizada anteriormente, em referência à segurança no campo, deu margem a interpretações fora do contexto. O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família.
Secretaria Especial de Comunicação Social
Secom/MCom"