Era para ser uma homenagem, mas a escolha da imagem para o post do dia do Agricultor, comemorado nesta quarta-feira (28), acabou provocando uma reação adversa junto ao setor e acabou sendo retirado do ar. A foto mostrava a imagem de um homem no campo com uma espingarda sobre o ombro. Representantes do setor produtivo são unânimes em avaliar que esse não é um retrato que represente a atividade.
— Produtor rural não anda com arma no ombro. Anda na direção do trator ou nas rédeas do cavalo. Evidentemente que, quanto às questões de segurança, o produtor sempre solicitou o direito de ter arma. Isso não quer dizer em absoluto que essa imagem possa retratá-lo. O produtor é um homem pacífico, que vive para fazer o desenvolvimento — pondera Gedeão Pereira, presidente da Federação da Agricultura do Estado (Farsul).
Opinião compartilhada por Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RS (Fetag-RS), que diz não se sentir representado pela foto usada na postagem:
— É uma infelicidade. Agricultor não é um caçador, é um produtor. O Rio Grande do Sul gostaria de ver no ombro ou uma pá, do produtor de arroz, uma enxada, mas nunca uma arma representará o agricultor.
Integrante da diretoria-executiva da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf-Brasil), Rui Valença classifica a imagem como "desrespeitosa", e acrescenta:
— Nosso instrumento de trabalho é a enxada, e não um fuzil.
Especialista em marketing do agronegócio, palestrante, professor e jornalista com comentários na Rádio Eldorado e no Estadão, José Luiz Tejon adiciona um outro efeito indesejado da homenagem:
— Isso é um prato cheio para detratores e concorrentes, porque passa uma percepção de que o Brasil é um lugar de crime, e que o agricultor precisa estar como no Velho Oeste. Passa uma sensação de um agronegócio onde a insegurança é total.
No início da noite, a Secom divulgou uma nota sobre a postagem:
"A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom/MCom) alterou uma imagem da série de publicações em homenagem ao Dia do Agricultor. A imagem utilizada anteriormente, em referência à segurança no campo, deu margem a interpretações fora do contexto. O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família."