Em parceria com a Unimed e a Empresa Concessionária de Rodovias do Sul (Ecosul), a prefeitura de Pelotas lançou uma campanha para reforçar a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), mesmo com o avanço da imunização contra o coronavírus. A primeira ação ocorreu no último sábado (17), no drive-thru de vacinação para o público com 33 anos ou mais.
Quem foi até o local para receber a primeira dose, levando um agasalho e um quilo de alimento para doação, recebeu, como recompensa, uma máscara da campanha para incentivar a prevenção. À frente da iniciativa, a prefeita Paula Mascarenhas esteve no local e ajudou a entregar os EPIs, que trazem frases com a adaptação de ditados populares à causa, como “quem vê máscara, vê coração” e "quem usa máscara, amigo é".
— Mais popular do que qualquer ditado é quem é solidário, se vacina e cuida de si e dos outros, e doa para quem mais precisa — diz Paula.
A campanha de conscientização soma-se a uma outra iniciativa da prefeitura que se destacou no Estado e acaba de completar um ano: a lei da multa para indivíduos que insistem em não utilizar o EPI em espaços coletivos e que promovem aglomerações.
Até agora, segundo dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública, foram aplicadas 4.231 sanções do tipo. Ao todo, 61 estabelecimentos comerciais foram multados por permitirem o acesso ou a permanência de pessoas sem máscaras.
A prefeitura ressalta, contudo, que nenhum desses locais foi interditado em razão do descumprimento da lei. Os profissionais responsáveis pela fiscalização priorizam ações educativas e de orientação. Desde que a norma entrou em vigor, mais de 15 mil máscaras foram distribuídas de forma gratuita.