O governo do Estado prepara para a próxima segunda-feira (19) o anúncio da implantação dos três primeiros centros macrorregionais de referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) no Rio Grande do Sul, que ficarão em Cachoeira do Sul, Pelotas e Santa Rosa. A cerimônia está prevista para as 14h, no Palácio Piratini.
No mesmo dia, será lançado um novo edital para a criação de outros quatro centros macrorregionais e 30 centros regionais para o acolhimento de pessoas com autismo e suas famílias. Durante o evento, também será apresentada a carteira de identificação da pessoa com TEA, fornecida pela Faders.
Os centros fazem parte do projeto TEAcolhe, lançado em abril deste ano, que tem por objetivo qualificar o atendimento das pessoas com TEA, estabelecendo vínculo interpessoal e apoio institucional, levando cidadania aos portadores de autismo e a suas famílias. O programa foi criado com base em uma lei de 2019 que instituiu a política de atendimento às pessoas com autismo no Estado, proposta pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT).
O centro implementado em Santa Rosa atenderá os municípios da macrorregião Missioneira. A unidade de Pelotas será responsável pelos usuários da macorrregião Sul, e o centro de Cachoeira do Sul atenderá pessoas da macrorregião dos Vales.
Os quatro novos centros previstos no novo edital são para o Centro-Oeste, a Região Metropolitana, a Serra e o Norte.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.