A preocupação com a estabilização das internações em patamares muito elevados levou o governo do Estado a apertar o cerco aos prefeitos que resistem em adotar medidas mais duras para conter a disseminação do coronavírus. Nesta segunda-feira, os secretários Arita Bergmann (Saúde) e Luiz Carlos Busato (Apoio aos Municípios) terão reuniões com prefeitos de quatro regiões, acompanhados de representantes do Ministério Público, para apertar o parafusos, seguindo um cronograma que começou na sexta-feira.
Às 9h, a conversa será com os prefeitos e comitês técnicos das regiões de Erechim e Palmeira das Missões. ÀS 10h30min, será a vez dos gestores das regiões de Cachoeira do Sul e Cruz Alta.
A ocupação de leitos de UTI se estabilizou na faixa dos 88%, mas as macrorregiões Norte e Vales seguem com índice superior a 100%. Centro-Oeste, Missioneira e Serra estão acima de 90%.
Aos números que não baixam surgiu neste fim de semana uma preocupação adicional: o Dia dos Namorados lotou hotéis e restaurantes da Serra e de outras regiões turísticas.
Busato recebeu relatos de que Gramado e Canela ficaram completamente lotados no fim de semana. Em determinados horários, os turistas demoravam mais de uma hora para atravessar a cidade de Gramado, vindo de Canela. Relatos de engarrafamento na estrada que liga Nova Petrópolis a Gramado também foram registrados.
– Temos de ficar atentos, para os efeitos das aglomerações deste fim de semana, já que a rede hospitalar opera próxima do limite – registra Busato.
Outra preocupação é com os prefeitos que não querem respeitar os protocolos regionais e mandam os pacientes de suas cidades para outros municípios.