Faleceu nesta quinta-feira (24), em Passo Fundo, de covid-19, o pai do ex-deputado Beto Albuquerque (PSB),Telmo Lopes de Albuquerque. No sábado (19), a família comemorou os 85 anos do patriarca, sem saber que ele e a esposa, Vanir Teresinha Turra de Albuquerque, já estavam contaminados. Telmo foi internado na segunda-feira (21) e Vanir na terça-feira (22). O ex-deputado fez o teste e o resultado deu negativo.
Beto conta que os pais se contaminaram indo ao banco fazer a prova de vida para que Telmo pudesse continuar recebendo a aposentadoria de R$ 1,4 mil do INSS.
— É desumano fazer os idosos irem ao banco em plena pandemia para provar que estão vivos — desabafa Beto.
Pelas regras do INSS, aposentados com mais de 80 anos ou com dificuldades de locomoção podem solicitar a prova de vida em casa, por meio da visita de um funcionário do instituto ou cadastrar uma procuração registrada em cartório nomeando outra pessoa para a receber o benefício e fazer a comprovação anual. O pai do ex-deputado não sabia e ficou com medo de ter a aposentadoria cortada.
Nos dois casos é preciso agendar os serviços pelo telefone 135 ou pela plataforma eletrônica Meu INSS, disponível por aplicativo para celular ou no site gov.br/meuinss.