Dois nomes cogitados para integrarem chapas ao governo do Estado em 2022, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), e a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt (PSDB), se reuniram nesta quinta-feira (27) no município do Vale dos Sinos. Os dois conversaram sobre a sucessão estadual e a aliança desenhada entre seus partidos nas eleições de 2022.
Souza é um dos nomes cotados para disputar o Piratini por pessoas de dentro e de fora do MDB. No entanto, o deputado diz que a preferência é do deputado federal Alceu Moreira, presidente estadual do partido e seu aliado no Litoral. Outra ala do MDB prefere Cezar Schirmer, ex-prefeito de Santa Maria e atual secretário de Planejamento de Porto Alegre.
Como o governador Eduardo Leite não disputará a reeleição, Fátima pode ser indicada pelo PSDB para uma vaga na chapa majoritária. A prefeita diz que sua prioridade é concluir o segundo mandato em Novo Hamburgo, mas "não fecha a porta" para a possibilidade de ser a candidata ao governo. Além de Fátima, o presidente do PSDB, Lucas Redecker, cita como possíveis nomes do partido os prefeitos de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e de Pelotas, Paula Mascarenhas, além do chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e do ex-prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan.
Previsto para ocorrer na prefeitura, o encontro foi transferido em razão de um incidente na rede elétrica do prédio, que provocou um princípio de incêndio. Fátima recebeu Gabriel no casarão do Lar da Menina, uma antiga escola que foi restaurada e atualmente abriga a Secretaria Municipal da Cultura, no bairro Hamburgo Velho, onde a cidade nasceu.
A união entre MDB e PSDB para 2022 começou a ser desenhada com a aproximação entre os líderes dos partidos e a ampliação do espaço dos emedebistas no governo Leite. Dos dois lados, há crença de que é preciso manter a política reformista iniciada no governo Sartori e ampliada no atual.
Na cidade do Vale do Sinos, MDB e PSDB estão juntos na administração. O vice-prefeito Márcio Lüders, que acompanhou a reunião, é do MDB.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.