O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O projeto da construção do Cristo Protetor, monumento de 37 metros de altura que está sendo construído em Encantado, no Vale do Taquari, foi apresentado nesta quarta-feira (14) ao governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini. Leite e os secretários Edson Brum (Desenvolvimento Econômico) e Ronaldo Santini (Turismo) receberam o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, e os representantes da Associação Amigos do Cristo, responsável pela obra.
A comitiva pediu a Leite o auxílio na pavimentação da estrada municipal que dá acesso ao monumento e em obras para melhorar a infraestrutura do local. O trecho a ser asfaltado tem 2,8 quilômetros e liga a estátua à rodovia recentemente asfaltada entre Encantado e Capitão. Um projeto da obra, orçado em R$ 3,5 milhões, foi entregue pela prefeitura ao Piratini.
Leite pediu que o projeto seja cadastrado em um convênio que será lançado breve pelo governo, destinado a aportar recursos para a realização de obras em municípios.
— Vamos estar juntos e não medir esforços para que nosso Cristo tenha toda infraestrutura possível para receber os turistas — informou o governador.
Leite designou Brum e Santini para conduzir o diálogo com o município. No final do mês, o secretário de Desenvolvimento Econômico pretende ir a Encantado acompanhado de representantes de bancos públicos para apresentar opções de financiamento a empresários que desejam investir no local para atender à demanda turística esperada.
— No dia 28, vou até lá com técnicos do Badesul e do BRDE para colocar à disposição as linhas de financiamento para hotéis, pousadas e restaurantes que queiram se instalar — prometeu Brum
De acordo com o secretário, a estátua já está recebendo cerca de 200 carros por dia e a expectativa é de que turistas de todas as partes do mundo passem as visitá-la. Por isso, o objetivo é integrar a rota turística do Vale do Taquari com a do Pão e Vinho, na Serra, o passeio de trem Muçum-Guaporé e o aeroporto e Caxias do Sul.
Atualmente, o projeto de pavimentação da rota do Pão e Vinho aguarda recursos no Ministério do Turismo.
Somando a imagem e o pedestal, o monumento do Cristo Protetor terá 43 metros de altura. A estátua começou a ser erguida em 2019, está entrando na fase final de construção e tem previsão de inauguração para o final do ano.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.