O desembargador Francisco José Moesch será o novo corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Concorrendo com outros três magistrados, Moesch foi eleito nesta sexta-feira (16) com 20 dos 25 votos dos desembargadores que integram o órgão Especial do Tribunal de Justiça. Pela tradição, o corregedor assume a presidência do TRE no ano seguinte.
Moesch vai, portanto, comandar a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul na eleição de 2022. O próximo presidente do TRE, a ser eleito em maio, é o atual corregedor, desembargador Armínio José da Rosa, que já chefiou o Tribunal de Justiça. Armínio substituirá o atual presidente, André Villarinho.
Com 25 anos de magistratura (completa 26 no dia 26 de junho), Moesch é considerado um diplomata. Pela capacidade de diálogo, atualmente preside o Conselho de Relações Institucionais do TJ.
Consciente de que 2022 será um ano difícil, o desembargador diz que assumirá o cargo com muita humildade e que espera contar com o apoio dos colegas, dos servidores e da imprensa para desempenhar a tarefa de comandar uma eleição que se anuncia tensa:
— Precisamos fazer força para apaziguar essa irracionalidade que não leva a lugar algum.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.