Morreu na noite desta quinta-feira (8) o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Clarindo Favretto, aos 87 anos. Favretto, desembargador aposentado, estava internado desde segunda-feira (5) no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, após se sentir mal em casa. A causa oficial da morte ainda não foi revelada.
Presidente do TRE em 2001 e 2002, Favretto fundou a Central de Atendimento ao Eleitor e foi um dos grandes impulsionadores da urna eletrônica e da campanha eleitoral para levar jovens a partir de 16 anos para votar.
Nascido em 28 de novembro de 1933, no Município de Veranópolis, na serra gaúcha, ingressou na magistratura gaúcha em 1994, atuando nas Comarcas de São Francisco de Assis, Esteio, Itaqui, Vacaria, Novo Hamburgo e Porto Alegre. Entre os anos de 1980 e 1983 exerceu o cargo de juiz corregedor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.
No TRE, ocupou também a vice-Presidência e Corregedoria Regional Eleitoral. No Tribunal de Justiça do Estado, ocupou os cargos de vice-corregedor-geral da Justiça e corregedor-geral da Justiça, em 1996 e 1998, além de ter sido Presidente do Conselho de Supervisão da Infância e da Adolescência.
Clarindo Favretto deixou esposa e três filhos.