O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Com um caráter eminentemente político, a Secretaria Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) terá o perfil modificado em 2021, sob o comando de Luiz Carlos Busato (PTB), e contará com mais recursos à disposição para destinar às prefeituras. Busato, que foi prefeito de Canoas até o final do ano e chefiou a Secretaria de Obras na gestão de Tarso Genro (PT), foi confirmado no cargo nesta terça-feira (9) e substituirá o correligionário Agostinho Meirelles, que assume uma secretaria extraordinária no governo.
A garantia de mais verbas à disposição para a implementação de políticas públicas foi o que motivou o ex-prefeito a aceitar o convite do governador Eduardo Leite para assumir a pasta. Derrotado na tentativa de se reeleger em 2020, Busato era o ficha um do PTB para integrar o secretariado. A ampliação do espaço do partido no governo era dada como certa desde o final do ano, quando os cinco deputados da sigla votaram a favor da proposta que manteve as alíquotas majoradas de ICMS.
De acordo com o Portal da Transparência do governo do Estado, no ano passado os gastos totais da secretaria foram de pouco mais de R$ 1 milhão. A título de comparação, outra secretaria que os petebistas cogitavam assumir, a de Meio Ambiente e Infraestrutura, despendeu R$ 110 milhões.
Para 2021, a pasta contará com recursos provenientes das privatizações das estatais de energia (CEEE e Sulgás), que se transformarão em investimentos em áreas como a mobilidade e a infraestrutura urbana dos municípios.
— O governador quer transformar a secretaria em uma espécie de Ministério das Cidades — resume Busato.
Arquiteto e urbanista, o político do PTB acredita que poderá colaborar na formatação de projetos para os municípios e que aproveitará as experiências de sua gestão em Canoas para auxiliar na destinação dos recursos.
— Se fosse apenas pelo cargo, poderia escolher outras missões. O que nos atrai é ter o sentido nas realizações. Sou uma pessoa muito inquieta e, nos lugares em que passei, sempre transformei as secretarias em secretarias de ponta. Foi assim no governo (Marcos) Ronchetti aqui em Canoas e no governo Tarso Genro. É isso que quero fazer agora — disse o ex-prefeito.
Além da formulação dos projetos, Busato se dedicará prioritariamente ao diálogo com os prefeitos para tratar dos protocolos de prevenção à pandemia e a encontrar soluções para o sistema de transporte da Região Metropolitana. A Metroplan, autarquia responsável pela gestão do transporte metropolitano, está sob o comando da pasta.
Ele deve permanecer na secretaria por pouco mais de um ano, já que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa em 2022.
Troca de cargo
Atual chefe da secretaria de Apoio aos Municípios, o petebista Agostinho Meirelles será transferido para a secretaria extraordinária de Apoio à Gestão Administrativa e Política, que está sendo criada pelo governo para mantê-lo no primeiro escalão. Como trabalhou com o governador na prefeitura de Pelotas, Meirelles é visto muito mais como escolha pessoal de Leite do que como uma indicação do PTB. Na nova função, auxiliará o governo na articulação política e atuará mais próximo do chefe da Casa Civil, Artur Lemos.
O partido também ocupa a secretaria da Segurança, comandada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, e a secretaria do Trabalho e Assistência Social, com Regina Becker.
Cotado para assumir uma secretaria, o ex-prefeito de Guaíba, José Sperotto que também tentou a reeleição em 2020 mas foi derrotado, não recebeu convite. Entretanto, líderes do PTB acreditam que Sperotto não ficará de mãos abanando e será convidado para ocupar um cargo na gestão Leite, ainda que no segundo escalão.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.