Admiradora da firmeza da primeira-ministra alemã, Angela Merkel, no combate à pandemia, a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), não se intimidou com os protestos enfrentados no fim de semana passado, quando decretou lockdown das 20h de sexta-feira às 5h de segunda-feira. Como a crise na saúde se agravou de lá para cá, Helena está propondo uma medida mais ousada para o próximo final de semana: um lockdown integrado nos municípios das regiões dos vales do Rio Pardo e do Taquari, já que todos sofrem com a falta de leitos clínicos e de UTI.
Se for aceito, o que é difícil porque já há muita resistência entre alguns prefeitos, o lockdown atingiria, além de Santa Cruz, Venâncio Aires, Rio Pardo e Lajeado. A decisão será tomada nesta quinta-feira (4), após avaliação dos indicadores do final do dia.
Nesta terça-feira (2), os gestores regionais de Saúde e os secretários municipais dos municípios da região emitiram nota recomendando um lockdown de 14 dias, para frear a contaminação e reduzir a circulação do vírus.
Helena Hermany também está integrada ao grupo de prefeitos que defende a compra direta de vacinas para imunizar a população. Já reservou R$ 4 milhões do consórcio regional que preside, além de verba local e de uma mobilização com o setor fumageiro, para a compra de vacinas.
— Teríamos dinheiro para vacinar 100% da população em duas semanas — diz a prefeita.
O problema é que a negociação ainda não está aberta e autorização para compra, no projeto aprovado pelo Congresso, ressalva que será em caso de não cumprimento do cronograma do Plano Nacional de Imunização pelo Ministério da Saúde.
Reforço na Segurança
A prefeita de Santa Cruz escolheu para comandar a segurança pública o coronel da reserva da Brigada Militar Everton Oltramari, que foi secretário adjunto de Cezar Schirmer no governo de José Ivo Sartori. Na semana passada, foi ele quem coordenou o trabalho de fiscalização do cumprimento das medidas restritivas.
Depois de entrar para a reserva, Oltramari já havia escolhido a cidade natal da esposa, Yanaê, como a nova morada da família, que tem dois filhos pequenos.
Helena levou em conta o conhecimento técnico e a experiência do coronel na construção de parcerias com a iniciativa privada. Ao lado de Schirmer, ele foi um dos idealizadores da Lei de Incentivo à Segurança, proposta pelo Instituto Floresta.
Em Santa Cruz, já alinhou com a prefeita os principais focos de atuação: ampliação do cercamento eletrônico da cidade, criação de um programa de prevenção à violência e reestruturação do sistema de mobilidade urbana.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.