Alarmados com o crescimento do número de casos de covid-19 e com a falta leitos hospitalares, os prefeitos de municípios do Vale do Rio Pardo decidiram nesta quinta-feira (4) por adotar restrições mais rígidas. As medidas iniciam na sexta-feira (5) à noite e seguem até a madrugada de segunda-feira (8).
A sugestão havia sido feita pela prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany (PP), e foi encampada pelos colegas. Helena sugeriu que o Vale do Taquari adotasse medida semelhante, mas não obteve apoio.
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), Maiquel Evandro Laureano Silva, prefeito de Vale do Sol, informa que cada município fará seu próprio decreto, podendo cada um definir o horário de início e término das restrições. Como todo o Estado já está em bandeira preta, situação em que só o comércio e os serviços essenciais têm autorização para funcionar, as mudanças na vida dos cidadãos não serão muito significativas.
— Queremos mostrar para a população que a situação é grave e que se alguém precisar de hospitalização, não vai encontrar leito — diz o prefeito.
A região está com taxa de ocupação de leitos de UTI covid na faixa de 120%. Os 20% que excedem a capacidade original são fruto de improvisações para acomodar pacientes em estado grave. Só na manhã desta quinta, foram registradas cinco mortes por covid em Santa Cruz do Sul. As vítimas tinham entre 57 e 82 anos.
Em toda a região, morreram 215 pessoas contaminadas pelo coronavírus em um ano de pandemia. Do total, 102 óbitos ocorreram no ano passado e 111 nos 63 primeiros dias de 2021.
O objetivo principal das restrições é impedir a circulação de pessoas sem necessidade e diminuir a transmissão do coronavírus. Os postos de gasolina vão funcionar, mas as lojas de conveniência terão de permanecer de portas fechadas. Os órgãos de segurança municipais e estaduais estarão autorizados a abordar os cidadãos que estiverem na rua descumprindo as regras.
Em nota, a Amvarp reforça o apelo à comunidade para que se mantenha atenta às normas de proteção e isolamento. “ Confiamos na força e na fé da população do Vale do Rio Pardo para juntos vencermos mais este desafio”, diz o comunicado emitido pela associação.
Santa Cruz do Sul
A prefeitura de Santa Cruz do Sul já especificou como funcionará as atividades entre as 20h de sexta-feira (5) e às 5h de segunda-feira (8). Confira:
- Farmácias sem restrição no sábado (6). No domingo (7), devem funcionar apenas por telentrega, pegue e leve e drive-thru
- Minimercados, supermercados, macroatacados, padarias, açougues podem funcionar no sábado até as 20h. No domingo, funcionamento será permitido somente das 7h às 12h
- Restaurantes, trailers, food trucks, lanchonetes e lancherias podem funcionar apenas por telentrega até as 22h; após este horário, haverá a tolerância de 30 minutos para o encerramento definitivo das atividades
- Serviço de transporte coletivo urbano (ônibus) não funcionará no domingo
- Serviço de transporte público individual (aplicativos de transporte e táxi), limitado a dois passageiros coabitantes, pode funcionar com itinerários somente para destino às atividades essenciais
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.