O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Seis municípios da Região Carbonífera anunciaram nesta sexta-feira (5) que adotarão medidas mais restritivas durante o final de semana para conter o avanço do coronavírus. As regras mais duras serão implementadas pelas prefeituras de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, General Câmara, Minas do Leão e São Jerônimo. Assim como em todo o Estado, a região sofre com o esgotamento de leitos de UTI e falta de equipes médicas.
Em reunião virtual, os prefeitos das seis cidades decidiram determinar o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, de serviços e de manutenção entre as 20h desta sexta-feira e as 5h da próxima segunda-feira (8). Considerados serviços essenciais, supermercados, farmácias e fornecedores de gás poderão funcionar apenas com o sistema de tele-entrega. Os serviços funerários poderão trabalhar, mas os locais devem manter as portas fechadas.
Os postos de combustíveis terão permissão para vender apenas gasolina, álcool e diesel e as lojas de conveniências poderão atender apenas pessoas que estiverem em trânsito pelos municípios, como caminhoneiros e motoristas de órgãos públicos.
Somente terão as atividades preservadas integralmente os estabelecimentos de assistência à saúde humana e as clínicas veterinárias.
As prefeituras de Charqueadas, Triunfo e Vale Verde, que também integram a região Carbonífera, não aderiram aos novos protocolos.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.