O governador Eduardo Leite entregou nesta sexta-feira (19) ao presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza (MDB), e ao procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, chefe do Ministério Público, um documento com a prestação de contas sobre os uso de recursos federais no enfrentamento à pandemia. O mesmo relatório será entregue aos chefes de outros poderes e órgãos autônomos do Estado nos próximos dias.
O caderno levado pelo governador detalha destinações dos repasses federais ao Rio Grande do Sul em 2020 a partir dos dados extraídos do Sistema de Finanças Públicas Estadual e indica a legislação federal que embasou a destinação dos repasses.
O governo do Estado tem sido questionado recorrentemente sobre o uso dos recursos federais na pandemia, mas, até o momento, não há qualquer denúncia ou indício de aplicação irregular de recursos.
Há 10 dias, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que Leite colocou a folha de pagamento dos servidores em dia com recursos repassados pelo governo federal e "esqueceu da saúde". Em resposta, o governador desafiou Bolsonaro a demonstrar quais recursos foram aplicados de maneira irregular.
— O MP, por ser um órgão fiscalizador do poder em todas as esferas, pode, claro, solicitar mais informações e dados. Nossa intenção foi apenas organizar tudo da melhor forma e fazer uma entrega transparente — disse Leite, ao entregar o documento no Ministério Público.