O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Começou a tramitar na Câmara dos Deputados, em Brasília, um projeto de lei que inclui o nome do general Geraldo Miotto em uma elevada da BR-116 Sul, em Pelotas. A homenagem ao militar, que faleceu de covid-19 em janeiro, foi proposta para reconhecer sua atuação nas articulações que resultaram no acordo com o Exército para que a corporação assumisse trechos da duplicação da rodovia.
Inicialmente, a ideia era dar o nome do general a todo o trecho Sul da BR-116. No entanto, soube-se mais tarde que a estrada já havia sido denominada como General Bento Gonçalves, em 2017, e seria preciso excluir o nome do líder da Revolução Farroupilha para homenagear Miotto.
O novo projeto prevê que Miotto seja homenageado com a denominação do trecho da elevada que dá acesso a Arroio do Padre. Assinado pelos deputados Jerônimo Goergen (PP) e Márcio Biolchi (MDB), o texto tem apoio de outros nove deputados da bancada gaúcha.
— Preferimos evitar polêmica. Levaríamos mais tempo discutindo isso (mudança de nome da rodovia) do que a homenagem, que é muito importante, porque a obra só andou por iniciativa do general — disse Goergen.
O deputado pretende solicitar que o projeto de lei passe por votação em plenário para que, no momento da aprovação, também possam ser feitas homenagens a Miotto.
Incentivo aos investimentos
No primeiro mês de governo de Pedro Almeida (PSB), a prefeitura de Passo Fundo destravou boa parte dos projetos que estavam parados por causa da pandemia. Dos 250 processos paralisados — de um simples habite-se ao licenciamento de um grande empreendimento — cem foram destravados em 30 dias.
Com o nome “Acelera, Passo Fundo”, copiado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Almeida colocou na rua um projeto de desenvolvimento que prevê diferentes incentivos para empresas se instalarem ou ampliarem negócios na cidade. Nos próximos dias, a BSBios deve anunciar um novo investimento e a JBS confirmou a ampliação de sua planta, com a geração de mil empregos na cidade.