O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Beneficiada por um convênio com o Ministério da Cidadania, a prefeitura de Porto Alegre está se preparando para receber a construção de dois centros esportivos na Capital. Os equipamentos públicos devem ser entregues ainda neste ano e serão erguidos em duas regiões diferentes da cidade.
O maior complexo, de 24 mil metros quadrados, terá um campo de futebol, duas quadras poliesportivas, quadra para prática de esportes de areia, pista de atletismo, quadra paralímpica e academia ao ar livre. Ainda serão disponibilizados banheiros públicos, área para eventos e espaço para alimentação.
O outro centro, de 12 mil metros quadrados, terá estrutura reduzida de equipamentos e o campo de futebol será destinado à modalidade society.
No sábado (6), uma força-tarefa composta pelos secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Obras, Meio Ambiente, Administração e Desenvolvimento Social se reuniu pela primeira vez para discutir a atribuição de cada pasta na elaboração do plano de trabalho que deve ser submetido ao governo federal para viabilizar as obras.
Como requisito para receber os centros, a prefeitura terá de ceder dois terrenos terraplanados, cercados e iluminados. O secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa, já selecionou pelo menos 15 áreas do município que poderiam receber os complexos esportivos.
— Ainda neste primeiro semestre queremos entregar essa obra pronta — projeta Barbosa.
A construção dos centros faz parte do projeto Brasil em Campo, iniciativa do Ministério da Cidadania que beneficiará 150 cidades brasileiras. De acordo com a pasta, o objetivo do programa é democratizar o acesso a atividades físicas de qualidade.
Veja o projeto-base para o complexo de 24 mil metros quadrados:
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.