O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
Integrante da equipe do Ministério da Economia até setembro do ano passado, a administradora de empresas Ana Carolina Alencastro dal Ben foi escolhida pelo prefeito Sebastião Melo como secretária-adjunta da Saúde de Porto Alegre. Ligada ao partido Novo, Ana Carolina trabalhou por um ano e nove meses no Ministério da Economia, na gestão do ministro Paulo Guedes.
Natural de Camaquã e formada pela PUCRS, a nova secretária tem experiências na área de consultoria e administração no setor privado. Entre a metade de 2018 e o início de 2019, atuou como especialista de planejamento corporativo na UnitedHealth, multinacional americana que comprou a operadora de planos de saúde Amil.
No Ministério da Economia, Ana Carolina foi chefe de gabinete e diretora de Remuneração e Benefícios na Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, órgão ligado à Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que, à época, era comandada pelo também gaúcho Paulo Uebel.
À coluna, a secretária-adjunta afirmou que pretende fazer um diagnóstico amplo sobre a atuação da secretaria para construir um planejamento estratégico para atuação da pasta.
— Entendo que é um momento de conhecer como as coisas funcionam para construir, junto ao secretário Mauro, uma agenda de atuação. Acredito que posso colaborar na parte de gestão, da tecnologia e da inovação — afirmou.
A sugestão do nome de Ana Carolina partiu do vereador Felipe Camozzato, líder do Novo na Câmara, de quem a secretária foi chefe de gabinete entre 2016 e 2018 e consultora política na campanha do ano passado. Camozzato ressalta, no entanto, de que não se trata de uma indicação partidária do Novo, que se proclama independente no Legislativo.
— Falei da Ana para o prefeito e para o Ricardo (Gomes, vice-prefeito). Depois da campanha, ela não queria trabalhar no Legislativo e estava voltando para o mercado. Falei para o Ricardo e para o Melo: "Ela é um baita quadro. Se vocês tiverem interesse em conversar com ela, sugiro um contato" — contou Camozzato.
Ana Carolina já foi filiada ao Novo e seu nome ainda aparece vinculado ao partido no sistema da Justiça Eleitoral. No entanto, ela diz que encaminhou a desfiliação ainda antes de trabalhar no Ministério da Economia.
À coluna, Melo atribuiu a escolha ao perfil profissional de Ana Carolina e disse que recusou indicações partidárias para o posto para contar com a administradora.
— Ela até não queria vir para o governo, eu é que insisti muito até convencer. O Mauro (Sparta), que também é um quadro técnico, precisa de alguém do lado dele que tenha uma visão do orçamento e da gestão.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.