Com apenas um paciente internado nesta quinta-feira (18), o Hospital Porto Alegre, que dispõe de 80 leitos de internação e 18 de UTI, está propondo à prefeitura da Capital e ao Instituto de Previdência do Estado (Ipergs) um convênio para atendimento de pacientes com covid-19 e outras enfermidades. O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, visitará o hospital às 18h, a convite do deputado estadual Thiago Duarte (DEM), para avaliar a possibilidade de contratar leitos que possam desafogar o sistema neste momento de crescimento da demanda.
Pela manhã, o deputado esteve na instituição, conversou com o diretor Jair Dacás, gravou vídeos e constatou que a instituição dispõe de equipamentos de última geração de equipes qualificadas, prontas para receber pacientes tão logo seja assinado contrato com a prefeitura. Em seguida, fez contato com o prefeito Sebastião Melo e com o secretário municipal da Saúde.
Sparta, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, vai avaliar as instalações físicas e verificar se o hospital está em condições de firmar contrato de prestação de serviços ao setor público.
O Hospital Porto Alegre, que já foi propriedade da Associação dos Funcionários Municipais da Capital, é gerenciado por uma associação de médicos. Até duas semanas atrás, prestava serviços ao Centro Clínico Gaúcho (CCG), que construiu seu próprio hospital e dispensou os serviços, deixando ociosas instalações e equipes multidisciplinares de saúde.
— Não é possível que se fale em adiar cirurgias importantes por falta de leitos de UTI, quando temos na área central da cidade um hospital pronto para atender à demanda — diz o deputado, que está fazendo a mediação entre a prefeitura e a direção do Porto Alegre.
Com o aumento das contaminações, Sparta está procurando ampliar a rede em Porto Alegre. Ainda nesta quarta-feira será anunciada contratualização de mais leitos com o Hospital Beneficência Portuguesa.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.