Em razão do agravamento da pandemia de coronavírus, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) decidiu adotar novas medidas de contingenciamento, cancelando cirurgias e internações eletivas.
Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (17), primeiro aos colaboradores e depois à imprensa, a direção informou que, nos últimos dias, houve aumento expressivo no número de atendimentos a pacientes com quadro suspeito ou confirmado de infecção por coronavírus, o que significa alta demanda por cuidados na Emergência, em leitos clínicos e também na terapia intensiva.
Diante da demanda acima de sua capacidade operacional, o HCPA está com todos os espaços destinados aos casos de covid-19 no limite da lotação. No início desta tarde, estavam ocupados 84 dos 87 leitos do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) exclusivo para covid-19. Na enfermaria, sobrava apenas uma das 34 vagas existentes.
Até sábado (20), estão canceladas todas as cirurgias que demandem o uso de leitos do CTI. Internações clínicas eletivas (por motivo não urgente) ficam suspensas.
Ainda hoje, mais leitos de enfermaria para doentes com covid-19 deverão ser disponibilizados. Cogita-se, de novo, a necessidade de redirecionamento de profissionais de outras áreas para os locais mais sobrecarregados.
Nadine Clausell, diretora-presidente do HCPA, apelou à "comunidade HCPeana" para que se mantenham todas as medidas de segurança e prevenção — uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento —, dentro e fora da instituição.
"O fato de parte de nossa comunidade já ter sido vacinada não muda em nada esses cuidados, consigo e com os outros! Vamos em frente com a mesma garra e responsabilidade de sempre", disse Nadine em e-mail aos funcionários.