Lembrado pela campanha Novembro Roxo, o Dia Mundial da Prematuridade — celebrado em 17 novembro — se dedica à sensibilização sobre os bebês prematuros em todo o Brasil. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 340 mil nascem prematuros anualmente.
Em Passo Fundo, dos 2.158 nascimentos registrados em 2024 no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), 879 foram antes do tempo ideal (40,7%). A instituição conta com o Ambulatório dos Primeiros Passos do Prematuro, que realiza média de 200 atendimentos por mês, com pacientes de 114 municípios do norte gaúcho.
O local recebe bebês nascidos com menos de 32 semanas de gestação ou que menos de 1.500 gramas. Eles são acompanhados por uma equipe multiprofissional formada por pediatra, neurologista infantil, oftalmologista, cirurgião pediátrico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, enfermeiro, assistente social e psicólogo.
Os pacientes são bebês que necessitaram de cuidados intensivos de UTI Neonatal ou tiveram alguma complicação decorrente do nascimento prematuro. O atendimento vai até os dois anos de idade corrigida, ou seja, quando completaria dois anos se não fosse prematuro.
— Buscamos as menores taxas de reinternação hospitalar e os menores índices de infecções, principalmente respiratórias, no primeiro ano de vida. Também procuramos garantir taxas de crescimento e de desenvolvimento adequados, realizando as intervenções precoces — disse a médica pediatra Wania Eloísa Ebert Cechin, responsável pelo ambulatório.
O que causa a prematuridade
Em todo o mundo, 10% dos nascimentos são prematuros, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidades para a Infância (Unicef) e da Parceria para a Saúde Materna, Neonatal e Infantil.
Entre os motivos para ocorrer um parto prematuro estão causas desde maternas até fetais. São elas:
Causas maternas
- extremos de idade (mães com menos de 16 anos ou com mais de 35)
- gestações múltiplas (gemelares ou trigemelares)
- uso de fumo, álcool e drogas
- doenças como hipertensão, diabetes, anemia e infecção urinária
- infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
- desnutrição ou obesidade
- pré-natal inadequado.
Causas fetais
- defeitos genéticos
- malformações congênitas
- infecções congênitas
- retardo de crescimento intra-uterino.
Ação de sensibilização
Para sensibilizar a comunidade sobre o tema, o HSVP realiza uma ação gratuita voltada à campanha Novembro Roxo no sábado, 23 de novembro, das 10h às 18h, em frente a Unidade de Relacionamento no Passo Fundo Shopping.
Profissionais vão orientar e alertar para as causas e consequências do nascimento prematuro.
Além disso, haverá a tradicional “Blitz da Saúde” da Escola de Enfermagem São Vicente, com a realização de exames gratuitos de glicose e aferição da pressão arterial.
Serviço
- O que: ação Novembro Roxo do HSVP
- Quando: sábado, 23 de novembro
- Horário: das 10h às 18h
- Onde: em frente a Unidade de Relacionamento HSVP do Passo Fundo Shopping (piso térreo)