Um mês depois da posse do prefeito Sebastião Melo, será publicada no Diário Oficial a nomeação da advogada Cátia Lara Martins para a presidência da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). A escolha do secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, foi aceita por Melo.
Filha do ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado João Osório Martins, Cátia tem 51 anos e é militante do MDB, mas Voigt garante que não foi indicação partidária:
— A escolha foi minha, com base na competência. Trabalhamos juntos em vários projetos, incluindo elaboração de programas de governo estadual e municipal e transições, e prefeito aceitou.
Outro motivo para a escolha de Cátia, segundo o secretário, é a boa aceitação entre os servidores da Fasc, os conselhos tutelares e os usuários do serviço de assistência social.
A diretoria técnica será Júlia Obst, com quem Voigt trabalhou no projeto Ação Rua, que retirou crianças das sinaleiras no governo de José Fogaça.
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Unisinos, Cátia tem pós-graduação pela UFRGS e, atualmente, cursa a faculdade de Serviço Social na Unilassale. Trabalhou na Fasc por oito anos, atuando na assessoria jurídica ligada à direção técnica. Foi membro da comissão de normas e depois presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.
Embora o martelo já tenha sido batido, a nomeação só sairá no dia 1º porque Cátia precisa se desvincular do Ministério Público Estadual, onde trabalha na Subprocuradoria-Geral de Justiça.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.