O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço
O prefeito eleito de Canoas, Jairo Jorge, prepara uma proposta de reforma administrativa que deve ser aplicada no mesmo dia de sua posse, em 1º de janeiro. Assim que assumir o cargo, Jairo convocará uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores para a votação da iniciativa. Além de alterar as estruturas formais do governo, o objetivo da reformulação é economizar R$ 15,8 milhões nos próximos quatro anos.
— Estamos alterando valores de remuneração e reduzindo o número de funções gratificadas (FGs) e cargos em comissão (CCs) em 11% — explica Jairo.
Em números, a quantidade de CCs e FGs diminuirá de 1042 para 925. Nas secretarias municipais, os níveis hierárquicos cairão de quatro para três. Conforme o prefeito eleito, o objetivo é dar celeridade ao atendimento das demandas da população:
— Quanto menor for o número de níveis hierárquicos, mais rápida é a organização, mais ágeis são as decisões e mais fácil é a execução do serviço.
Outras propostas que serão apreciadas na sessão extraordinária estão sendo discutidas em reuniões de Jairo com a equipe de transição, assim como medidas que viabilizem o crescimento da arrecadação municipal sem aumentar impostos.
A posse do prefeito eleito está marcada para as 10h de 1º de janeiro. Durante a tarde, Jairo visitará hospitais do município. No dia 2 de janeiro, ocorre a primeira reunião oficial de secretariado, que definirá o plano de metas para os primeiros 100 dias de governo.
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.